quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tecnologia promete capturar dióxido de carbono diretamente do ar

Todo mundo, em algum momento da  vida, já se viu em meio a um debate sobre as causas e consequências do aquecimento global. Nessas discussões, muito se fala sobre o efeito estufa, o perigo do aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e a necessidade de se empregar fontes de energia mais limpas como a solar ou a eólica. Mas você sabia que existem tecnologias que capturam e armazenam o CO2 debaixo da terra?
Em 2010, uma nova tecnologia passou a capturar e retira o CO2 diretamente do ar ambiente. A Global Thermostat (GT) - formada por Peter Eisenberger, Graciela Chichilnisky e Edgar Bronfman - desenvolve e comercializa o que ficou conhecido como solução "carbono-negativo". Essa solução se baseia na captura de dióxido de carbono a partir do ar ambiente, a baixas temperaturas e com concentração de cerca de 400 partes por milhão. Após retirado o CO2, os criadores da GT defendem a venda dos montantes no mercado de carbono evitando novas emissões e impulsionando a busca de energias renováveis. Ainda assim, esse CO2 capturado também pode ser transportado e armazenado debaixo da terra, assim como aquele da captura CCS tradicional.
CCS tradicional? A captura de dióxido de carbono, na verdade, já é bem conhecida pelas indústrias. Desde 1930, alguma indústrias passaram a capturar carbono e diminuir sua presença nas emissões antes que elas entrassem em contato com a atmosfera, ou seja, antes que elas saíssem das chaminés ao contrário da nova tecnologia que captura diretamente do ar.
Essa tecnologia chamada carbon capture and storage (CCS) - captura e armazenamento de dióxido de carbono -, baseada nessas tecnologias tradicionais, gerou tantas especulações que, em 2005, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) publicou um relatório especial sobre o tema para melhor informar os formuladores de políticas, engenheiros e cientistas envolvidos na área de mitigação de mudanças climáticas.
E, afinal, do que se trata essa tecnologia? Segundo a CCS Association,  que promove negócios na área de captura e armazenamento desde 2005, o CCS é uma tecnologia capaz de capturar até 90% das emissões de dióxido de carbono decorrentes da queima de combustíveis fósseis nos processos industriais ou na geração de eletricidade.
Como funciona? O CCS consiste em três partes principais: captura, transporte e armazenamento.
Captura
A captura de CO2 pode ocorrer por três formas e processos diferentes: pós-combustão, pré-combustão e combustão de oxi-combustível. A pós-combustão captura o CO2 após a combustão do combustível fóssil com o ar com a ajuda de um solvente que absorve e separa o CO2 de outros gases. A pré-combustão captura o CO2 antes que o combustível líquido, sólido ou gasoso seja submetido à combustão. Os combustíveis são processado em dois reatores de modo a resultar em CO2 e hidrogênio - sendo que este último pode ser usado como gerador de calor ou energia livre de CO2. Por fim, a combustão de oxi-combustível consiste na combustão do combustível primário com o oxigênio no lugar do ar para que o gás resultante seja, principalmente, constituído de vapor de água e CO2 facilitando a captura do carbono devido a sua maior concentração. Entretanto, esta técnica requer  a separação prévia de oxigênio do ar.
Transporte
Todo esse processo de captura é feito para que o CO2 possa ser comprimido e transportado por meio de dutos - de mesma tecnologia daqueles que já transportam gás natural -, navios, caminhões, dentre outros meios. A CCS Association afirma que milhões de toneladas já são transportados anualmente para fins comerciais e ressalta que existe um potencial significativo de desenvolvimento dessa infraestrurura.
Armazenamento
Cadê a parte que o CO2 vai para debaixo da terra? As opções de armazenamento geológico do CO2 são: aquíferos profundos, cavernas ou domos de sal, reservatórios de gás ou óleo e camadas de carvão. Como essas formações geológicas são encontradas vários quilômetros abaixo da terra, o CO2 estaria armazenado permanentemente bem longe da atmosfera e o impacto das emissões seria bem menor.
FONTE:http://ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/2673-co2-como-ocorre-captura-armazenamento-transporte-dioxido-decarbono-ccs-90-combustao-emissoes-efeito-estufa-concentracao-atmosfera-aquecimento-global-pre-combustao-pos-oxi-combustivel-video.html

Trocando ideias! Para reflexão!!!!

Foto: Comente uma legenda para a imagem. 

www.eCycle.com.br
Sua pegada mais leve.

http://www.pinterest.com/pin/552816922982784715/
Esta imagem é para refletir....
O que ela significa pra você?

Trocando ideias! Poluição!


Poluição não é brincadeira não! 
"Poluição provoca 7 milhões de mortes por ano, segundo a OMS"

Trocando ideias!


quarta-feira, 1 de outubro de 2014