quinta-feira, 31 de julho de 2014

As plantas absorvem a poluição que criamos".

Vejam que legal essa ideia! Distribuidor de ração para aves feito em PVC

INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA

O agente Rh é uma proteína sanguínea que pode ou não estar presente no sangue humano. No primeiro caso, diz-se que a pessoa possui Rh (Rh positivo); no outro, Rh – (Rh negativo).

Eritroblastose fetal é uma doença hemolítica causada pela incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal. Ela se manifesta, quando há incompatibilidade sanguínea referente ao Rh entre mãe e feto, ou seja, quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo. Quando isso acontece, durante a gestação, a mulher produz anticorpos anti-Rh para tentar destruir o agente Rh do feto, considerado “intruso”.
Uma vez produzidos, esses anticorpos permanecem na circulação da mãe. Caso ela volte a engravidar de um bebê com Rh positivo, os anticorpos produzidos na gravidez anterior destroem as hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) do feto. Para compensar essa perda, são fabricadas mais hemácias, que chegam imaturas ao sangue e recebem o nome de eritroblastos.
O primeiro filho, portanto, apresenta menos risco de desenvolver a doença do que os seguintes, porque a mãe Rh- ainda não foi sensibilizada pelos anticorpos anti-Rh. No entanto, na falta de tratamento, esses anticorpos produzidos na primeira gestação podem destruir as hemácias do sangue dos próximos fetos Rh .
Sintomas
A doença hemolítica por incompatibilidade de Rh varia de leve à grave. Os sintomas vão desde anemia e icterícia leves à deficiência mental, surdez, paralisia cerebral, edema generalizado, fígado e baço aumentados, icterícia, anemia graves e morte durante a gestação ou após o parto.
Recém-nascido portador da enfermidade tem uma cor amarelada, porque a hemoglobina das hemácias destruídas é convertida em bilirrubina pelo fígado e seu acúmulo provoca um quadro de icterícia na criança.
Diagnóstico
A pesquisa de anticorpos anti-Rh por meio do teste de Coombs indireto é o principal exame a ser realizado durante o pré-natal de mãe com Rh negativo cujo parceiro é Rh positivo, ou que tenha recebido uma transfusão de sangue inadequado. Esse exame deve ser repetido mensalmente para verificar a existência de anticorpos anti-Rh.
Em caso positivo, a mulher precisa tomar uma dose de 300 mg de gamaglobulina anti-Rh, um concentrado de anticorpos que combate os antígenos Rh. A aplicação deve ser feita por via intramuscular após 72 horas do parto do primeiro filho, após aborto espontâneo ou induzido ou gravidez ectópica.
Como os anticorpos da imunoglobulina destroem as células Rh positivas do feto, a mãe não produzirá anticorpos anti-Rh. Desse modo, na gestação seguinte, o feto não desenvolverá eritroblastose. Administrar outra dose de imunoglobulina na 28ª semana de gestação pode representar uma medida adicional de segurança.
Tratamento e prevenção
A prevenção é o melhor tratamento para a doença hemolítica por incompatibilidade de RH e deve começar antes mesmo de a mulher engravidar.
No entanto, se o bebê nascer com a doença, a primeira medida terapêutica é substituir seu sangue por meio de transfusão de sangue negativo, que não será destruído pelos anticorpos anti-Rh da mãe que passaram ao filho através da placenta. Como vivem cerca de três meses, as hemácias transferidas serão substituídas aos poucos pelas do bebê cujo fator Rh é positivo. Quando isso ocorrer por completo, não haverá mais anticorpos anti-Rh da mãe na circulação do filho.
Recomendações
* Toda mulher deve saber qual seu fator Rh e o do seu parceiro antes de engravidar;Tão logo seja confirmada a gravidez, mulher Rh negativo com parceiro Rh positivo deve realizar o exame de Coombs indireto para detectar a presença de anticorpos anti-Rh no sangue;
* Após 72 horas do parto do primeiro filho, nos casos de incompatibilidade sanguínea por fator RH, a mulher deve tomar gamaglobulina injetável para que os anticorpos anti-Rh sejam destruídos.
* Desse modo, os anticorpos presentes em seu sangue não destruirão o sangue do próximo filho.

Fonte:http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez/incompatibilidade-sanguinea/

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Que tal preparar um jardim aromático?

As plantas dão à casa um ar aconchegante, mas além do visual podem oferecer muito mais como perfume, sabores e benefícios para a sua saúde e beleza. Por isto que tal fazer umjardim aromático? A vantagem é que as plantas aromáticas podem ser cultivadas em vasinhos, floreiras, etc., portanto mesmo quem vive em espaços pequenos pode ter um jardinzinho perfumado. Veja as nossas sugestões de plantas aromáticas para o seu jardim!

Sugestões de plantas para o seu jardim aromático

Alecrim – aqui você já deve ter visto várias receitas de beleza com este ingrediente, isto sem falar nos pratos deliciosos como a batata com alecrim! O perfume é sutil e, além de fazer bem para o crescimento e a saúde dos cabelos, ajuda no funcionamento do fígado, sistema circulatório e ainda espanta o cansaço.
Manjericão – o perfume é delicioso e é um ingrediente que não pode faltar para quem é fã daculinária italiana. Entre os benefícios para a saúde, é possível citar que combate cólica intestinal, vômito, alivia a tosse, dor de garganta e o ardor ao fazer xixi.
Manjerona – o cheiro é bem próximo do manjericão, só que mais forte. Vai muito bem em pratos como sopas, molhos, carnes, etc. E sabe que tem muita gente que diz que é afrodisíaco? Não custa nada experimentar…
Hortelã – hum… que cheiro delicioso! Imagine que maravilha pegar as folhinhas do seu jardim(que pode inclusive ser montado de forma vertical na sua cozinha) e preparar um suco ou temperar salada, peixe, carne. Sem falar no bem para a saúde: ótimo contra má digestão e misturado ao mel rende um xarope natural contra tosse.
Coentro – embora muita gente torça o nariz para ele, é ótimo para abrir o apetite e rende pratos como guacamole, moqueca, ensopados, etc. Além disso, é considerado umantibacteriano natural.
Orégano - quem gosta de preparar uma pizza caseira, não abre mão de ter um vasinho de orégano na cozinha. O cheiro e o sabor são fortes, assim como os benefícios à saúde, por exemplo, ajuda na digestão, expectorante, atenua enjoos, etc.
Salsinha – a salsinha tem um sabor e perfume muito leves, mas é um tempero delicioso que vai bem em receitas de peixes, carnes, legumes, arroz, etc. Ajuda a aliviar sintomas de congestão, gripe, bronquite, ainda dá uma forcinha contra cólica menstrual.
Estas são apenas algumas sugestões para o seu jardim aromático, mas você pode adicionar cebolinha, sálvia, tomilho, etc.!
Fonte:http://lar-natural.com.br/que-tal-preparar-um-jardim-aromatico/

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Maior inseto aquático do mundo é encontrado na China


RIO - Foi fotografado, esta semana, na China, o maior inseto aquático já encontrado até hoje. O animal voador tem uma envergadura de 21 centímetros e pertence à ordem de Megaloptera, um pequeno grupo de insetos pterigotos - caracterizados, principalmente, por terem dois pares de asas sobre o segundo e o terceiro segmento torácico.

Apesar de assustador pelo tamanho e pelas garras que apresenta na parte frontal da cabeça, o inseto é inofensivo. Esta semana, diversas fotos clicadas no dia 17 deste mês foram divulgadas por cientistas, que clicaram o animal invertebrado ao lado de uma régua, um ovo e a mão de um homem, para dar a noção do tamanho do inseto.
Apesar de assustador pelo tamanho e pelas garras que apresenta na parte frontal da cabeça, o inseto é inofensivo. (China News Service/ Zhong Xin)
O inseto, ainda sem nome científico divulgado, foi encotnrado numa montanha em Chengdu, na província de Sichuan, na China.
Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/maior-inseto-aqu%C3%A1tico-mundo-%C3%A9-encontrado-china-130409566.html