José Eduardo Mendonça - 01/08/2014 às 10:58
Simulação de queima de biomassa mostra número elevado de mortes por poluição
Incêndios em florestas podem ser uma ocorrência natural, mas têm impacto importante sobre a mudança do clima. Cientistas descobriram que eles, mais do que outros modos de queima de biomassa, exercem papel bem maior do que se pensava.
Uma equipe, liderada por Mark Jacobson, da Universidade Stanford, publicou um estudo no Journal of Geophysical Research: Atmosphere (
), no qual foi criada uma simulação em três dimensões dos impactos da queima. “Calculamos que de 5% a 10% das mortes por poluição decorrem disto,” disse ele. “Isto causa a morte prematura de cerca de 250.000 pessoas por ano.”
Talvez isto não seja uma surpresa. O carbono é associado com o aquecimento global e, quando a biomassa é queimada, ele é libertado na atmosfera. Além disto, outras formas de carbono, como metano e partículas geradas pelo fogo podem contribuir com o grau de poluição. Na verdade, 8.5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono atmosférico, ou cerca de 18% dele causado por atividades humanas, são resultantes da queima.
Mas a pesquisa de Jacobson também descobriu que esta biomassa causa mais aquecimento global por unidade de peso que quaisquer outras fontes de carbono associadas ao homem. As partículas de carbono aumentam o aquecimento de três maneiras. Primeiro, entram nas minúsculas gotas de água que formam as nuvens. E durante o dia, estas são banhadas de luminescência.
Quando a luz do sol penetra esta formação de umidade, o carbono absorve energia da luz, criando calor e acelerando a evaporação das gotículas. As partículas de carbono que flutuam em torno do espaço entre elas também absorvem a luz difusa, convertendo-a em calor.
“Aquecer as nuvens reduz sua umidade relativa,” explica Jacobson. Isto faz com que ela se dissipe. E, como as nuvens refletem a luz do sol, a dissipação causa a transferência de mais luz do sol para solo e mares, resultando ao final em temperaturas mais quentes,.
“Determinamos que 7% do aquecimento bruto criado pela biomassa queimada, ou seja, 7% do ganho bruto de aquecimento, pode ser atribuído ao calor direto causado por incêndios.”
A queima de biomassa também inclui a combustão de sobras agrícolas e de madeira na produção de energia. Tal geração é tida como uma alternativa “sustentável” à queima de combustíveis fósseis. Isto é parcialmente verdadeiro, mas os efeitos térmicos e poluentes desta combustão não podem ser descontados, afirma o cientista, segundo o
.
Foto: jantruter/Creative Commons
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/incendios-florestais-podem-ter-mais-impacto-do-que-se-pensava/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_planetaurgente
Nenhum comentário:
Postar um comentário