sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Plantas que você pode ter em vasos ou na horta e que, se usadas da forma correta, trazem benefícios à nossa saúde.


• Cenoura: precisa de bastante luminosidade e a terra não pode ter pedrinhas ou detritos para a raiz poder crescer sem obstáculos. Combate disfunções hormonais, resfriados e tem efeitos no funcionamento do intestino: é antidiarreica, mas em excesso, acaba tendo o efeito contrário.
• Orégano: É bem fácil de plantar: cresce em climas frios ou quentes, só precisa de um solo fértil e úmido. Quanto mais iluminação natural, melhor, mas pode se dar bem na sombra também. Seu chá alivia tosses, indigestão,cólicas e dores musculares e de cabeça, além de ser antifúngico.
• Dente de leão: cresce como erva daninha em vários jardins, mas o que muita gente não sabe é que sua flor é docinha e as folhas mais novas ficam muito gostosas em saladas (as folhas que já cresceram há mais tempo são amargas, você pode gostar delas refogadas). A folha de dente de leão possui mais ferro e cálcio que o espinafre. Entre seus muitos benefícios, o mais conhecido é a estimulação da atividade do fígado. O chá de dente de leão auxilia o metabolismo hepático, eliminando toxinas com mais facilidade, e aumenta o fluxo biliar, ajudando na digestão de gorduras. Mas cuidado: não use o dente de leão se estiver grávida ou em tratamento com antibióticos, anticoagulantes, protetores gástricos ou medicamentos a base de lítio.
• Alho: prefere locais com bastante iluminação natural e o solo bem drenado. Acredita-se que plantar alho, no inverno, ajuda a produzir bulbos maiores. O alho atua como anticoagulante, bactericida e antioxidante, além de combater a congestão nasal e ajudar a prevenir câncer no trato digestivo. Muitos médicos recomendam comer dois dentes de alho por dia para reduzir o colesterol.
• Salsão ou aipo: Prefere climas mais amenos e a terra deve ser bem nutrida. O salsão traz muitos benefícios: tem ação diurética, combate a prisão de ventre, alivia a azia, é fonte de cálcio, reduz o colesterol (porque aumenta a secreção de ácidos biliares), repõe os eletrólitos perdidos na atividade física, tem propriedades anti-inflamatórias e até atua como suporte para prevenir câncer de ovário.
Confira a lista completa em http://goo.gl/0F1xHg

Nenhum comentário:

Postar um comentário