Animais que escavam o solo foram cruciais na estabilização de oxigênio no planeta
É possível que nós nem existíssemos, não fosse a atividades de criaturas que viveram há 500 milhões de anos, sugere um novo estudo.
Ao criar túneis no fundo do mar, estes seres mantiveram concentrações de oxigênio no nível certo para permitir a evolução de animais e outras formas complexas de vida. Esta descoberta pode ajudar a responder um duradouro mistério do passado do planeta.
No começo do período Cambriano, há cerca de 570 milhões de anos, organismos multicelulares estavam começando a aparecer, em grande parte nos oceanos. Mas se houvesse pouco oxigênio, os animais teriam sufocado, Em excesso, raios teriam criado incêndios catastróficos, queimando a vegetação primordial.
“Como foi que o oxigênio não sumiu ou não dobrou?” pergunta Tais Dahl, geoquímico da Universidade do Sudoeste da Dinamarca. “Algo regulou o oxigênio em limites relativamente estreitos.”
O estudo sugere que, quando escavavam a terra, estas pequenas criaturas multicelulares – algumas como minhocas de até 40 cm -, expunham novas camadas de sedimentos do fundo do mar à água oceânica. Cada nova porção de segmento que se deposita no fundo do mar contém bactérias. Quando elas são expostas a oxigênio na água, começam a armazenar em suas células uma substância química chamada fosfato.
Enquanto as criaturas removiam mais camadas de sedimentos, havia mais fosfato neles e menos na água do mar. Como algas e outras formas de vida do mar que fazem fotossíntese requerem fosfato para seu crescimento, sua remoção da água reduz seu crescimento. Menos fotossíntese, por sua vez, significa menos oxigênio liberado no oceano. Deste modo, o sistema formou um ciclo de feedback negativo, que automaticamente baixava os níveis de oxigênio quando eles subiam. E o que impediu que eles ficassem baixos demais? Menos oxigênio na água, menos minhocas. menos redução de oxigênio, explica o estudo publicado na Nature Geoscience, segundo o
.
Foto: kuTraLwe / Creative Commons
Fonte;http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/nos-existiriamos-sem-as-minhocas/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_planetaurgente
Nenhum comentário:
Postar um comentário