NOME: LENTILHA (Lens esculenta)
(Inglês: Lentil)
FAMILIA: Faboideae
ORIGEM: A Lentilha vem de outro lado do planeta! Originária do Oriente é uma das plantas cultivadas mais antigas (9500 a.C).
HISTÓRIA: Muito conhecida pelos egípcios, persas e depois foram cultivadas pelos romanos na Europa. Citada no antigo Testamento apresenta várias cores, formas e sabores diferentes (marrom, amarela, preta, verde e rosa/laranjada). A Lentilha cresce de 20 a 50 centímetros de altura, é uma planta originária de clima temperado quente e tolerante à seca . É cultivada em todas as regiões agrícolas do planeta e, entre os plantadores, as sementes simbolizam a fertilidade e as oportunidades que aparecerão durante o próximo ano. No Brasil, o cultivo ocorre nos estados da região sul e além de alimento humano serve também como adubo verde e alimento para animais.
CURIOSIDADES: Pelo seu formato foi associada a moedas e carrega o mito da “semente da fortuna” e está presente ainda hoje, em diversos rituais humanos. Segundo a Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas, obtendo assim a sorte de tornar-se um homem rico. Comer lentilha durante a ceia de Natal e na passagem de ano é ainda um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que atraem boa sorte com dinheiro!
COMPRAS: Fácil de ser encontrada no comércio em geral. Como esperam muito tempo para nascer, em geral germinam mesmo passado o prazo de validade dos pacotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário